Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. amanhã nunca se sabe: Sobre Web 2.0 (o que os impressos falam, e muito!, por aí)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Sobre Web 2.0 (o que os impressos falam, e muito!, por aí)

Interatividade na internet é um tema tão "quente" que ultrapassa os limites (quais seriam eles?) do mundo virtual. Muitas revistas impressas estão de olhos voltados para as novas possibilidades oferecidas pela Web 2.0.

Dois exemplos muito recentes são:

- Revista InfoExame de setembro desse ano. A matéria, escrita por Carlos Machado,intitula-se "As ameaças da web 2.0", e aborda quais "brechas para ataques de malware ultra-sofisticados" são apresentados. Na reportagem, uma definição de Marcelo Lombardo, diretor de tecnologia da NewAge Software, contribui muito para a percepção da dimensão das possibilidades dessa nova web: “A web era uma casa com uma porta e uma janela. A web 2.0 é a mesma casa, com várias portas e várias janelas e é preciso trancar todas”, diz ele.

- Revista Superinteressante de 1º de agosto desse ano. O título resume bem a matéria: "Bem-vindo à (sua) web 2.O - A cena atual da Internet é promissora porque o
grande astro é você". Além de fazer uma retrospectiva da trajetória da internet, a reportagem deixa claro que o futuro é incerto: "Daqui para a frente, o que vai acontecer, é um mistério ...", profetiza.

Para os jornalistas, a dimensão da influência das novas tecnologias no exercício da profissão ainda não pode ser perfeitamente medida, já que parece crescer a cada dia. O certo é que o leitor fará cada vez mais parte da produção de conteúdo, seja na web 2.0 ou até mesmo nos veículos impressos mais tradicionais.

Nenhum comentário: