Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. amanhã nunca se sabe: turismo virtual?

sábado, 3 de novembro de 2007

turismo virtual?

Ái (influência de João Guimarães Rosa) essa internet. Depois de uma semana assustadora com correrias no trabalho, trabalhos da faculdade para entregar, recebo na sexta-feira de Finados um link no e-mail que me deixou intrigado: o site do cemitério francês Pere-Lachaise, um dos grandes chamativos turísticos de Paris e “lar” de vários famosos finados.

Pelo site, com a ajuda de um “mapa” do cemitério, você pode visitar todos os túmulos dos notáveis, inclusive com uma rotação por volta de 180° para visualizar melhor os arredores e uma galeria de fotos, com retratos de diferentes ângulos. Fiquei com isso na cabeça. Depois de passar pelo mausoléu do escritor polêmico Oscar Wilde, autor de, entre outros, O Retrato de Dorian Gray, e alguns outros notáveis cheguei a um pensamento que me assustou ainda mais que as provas: pode a internet representar o fim do turismo?

Pula um dali, aparece outro daqui e surge cada vez mais sites que fornecem informações detalhadas (até demais) sobre pontos turísticos de diversos lugares. Sobre este cemitério, no entanto, posso concluir: qual a sensação de sentir-se perto de um túmulo famoso vendo-o pela tela de um computador? Cemitérios, para alguns é claro, traz uma sensação dúbia de prazer e calafrio, outros encaram como uma morada artística, na qual é possível projetar um “lar” totalmente pessoal (alguém duvida?). Eu, felizmente, enquadro-me naqueles que apreciam um jardim bem cuidado, bustos interessantes e principalmente dedicatórias.

Observe esta e diga o que acha:





Obs: sim, são beijos suculentos de “amantes” do escritor Oscar Wilde.
p.s.: só não sei se ele gostaria de receber tal dedicatória de mulheres!

Confira o link: http://www.pere-lachaise.com/

Nenhum comentário: