Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. amanhã nunca se sabe: Mais é menos - G1

terça-feira, 29 de maio de 2007

Mais é menos - G1

Cobertura do massacre na Virnia Tech feita pelo portal de notícias G1.

O massacre ocorreu no dia 17 de abril, uma terça-feira. No mesmo dia, às 7h52m, o G1 já registrava uma matéria da agência de informação AFP. No momento, ninguém ainda sabia as causas do ataque. Ainda se especulava se havia apenas um autor dos tiroteios. A jornalista Jocelyne Zablit, autora da matéria, fez questão ainda de dizer que a relação entre os dois ataques – um ocorreu duas horas depois do outro – ainda tinha que ser confirmada pela polícia.
É interessante registrar que hoje lemos no site a seguinte manchete de matéria escrita pelo G1 no dia 16, um dia antes da tragédia: “Pior tiroteio em universidades dos EUA deixa 33 mortos - Atentado ocorreu no campus da Universidade Técnica da Virgínia, em Blacksburg.” Interessante como o G1 foi tão rápido que registrou os ataques antes mesmo que eles ocorressem!
Apesar de não possuir infográficos, vídeos ou mesmo fotos, a matéria já lembrava os ataques de Columbine, no Colorado, 1999, fazia uma brevíssima descrição da Universidade da Virginia, e continha informações fornecidas por estudantes da universidade.

Hoje, já é incontável a quantidade de matéria sobre os ataques publicadas no G1. Um quadro interativo apresenta um breve histórico de cada vítima do ataque. O site proporcionou também que seus leitores conversassem ao vivo com brasileiros que estudam na Universidade. Esse chats ainda estão disponíveis em áudio e em texto. Um infográfico “Entenda como aconteceu o massacre na Universidade Técnica da Virgínia” mostra passo a passo dos ataques.

Até matéria com depoimentos do governo iraquiano e do Papa foram ao ar. O professor que foi morto enquanto bloqueava a porta para tentar salvar seus alunos recebeu uma matéria só dele, com informações sobre sua vida na Romênia, sobre sua família, sua religião, e suas dificuldades durante a 2ª Guerra Mundial.

O G1 ainda registra comentários de leitores, enquetes sobre a violência nos Estados Unidos, a polêmica sobre a legalização de posse de armas, uma biografia de Cho Seung-hui, os vídeos que ele enviou à rede de televisão NBC e comentários de especialistas sobre o que pode ter levado o sul coreano a realizar os ataques.

Nenhum comentário: