Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. amanhã nunca se sabe: O sentimentalismo da CNN

terça-feira, 29 de maio de 2007

O sentimentalismo da CNN


O tiroteio na universidade Virginia Tech, em 16 de abril de 2007, repercutiu mundialmente, porém de maneiras diferenciadas. No Brasil, como os veículos dependiam somente dos órgãos de imprensa norte-americanos, o noticiário foi atualizado lentamente e de maneira desordenada. Já na CNN, o massacre conduzido por Cho Seung-Hui ganhou destaque primeiramente na rede televisa; depois, o site passou a repercutir os boletins especiais dado pelos repórteres no ar.

Após interromper a ordem do dia na rede televisiva, o site da CNN passou a dar enfoque especial para o acontecimento, criando uma página específica para a cobertura. Isso permitiu uma interatividade grande entre os leitores. Fato curioso é a sessão I-Report, que permitia a exposição de testemunhas oculares se pronunciarem sobre o acontecimento através de mensagens de celular, vídeos amadores e outros.


Com o esfriamento do caso, o site de uma das principais cadeias de notícia dos EUA passou a dar destaque para fotos do atentado, vídeos mandado pelo próprio atirador à rede NBC (fato que, isoladamente, seria interessante de analisar como ele já previa uma cobertura maciça). A CNN também optou por criar, de forma sentimentalista, uma página dedicada a recontar a história do massacre em Virginia Tech.

Nenhum comentário: